© 2017 por Mi Yoga e Terapia 

O que é Yoga?

       Sempre que a palavra Yoga surge observamos que vem atrelado a ela as imagens de posturas difíceis dignas de um contorcionista acompanhada da figura feminina esbelta e bela, mas afinal o que é o Yoga? 

A prática de Hatha Yoga consiste em uma variedade de técnicas. Através das posturas físicas, os Asanas, preparamos o corpo para as fases seguintes e acalmamos a mente. A fase posterior são os exercícios respiratórios, os Pranayamas, com eles equilibramos os fluxos de energia sutil que transitam pelo corpo, eles nos preparam também para a última fase: a prática da Meditação.

...Nós não hesitamos em particularmente considerar a Yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu do céu do mundo da Providência Divina, em nosso benefício na Terra, porque através da Yoga nós nos habilitamos para a preservação de nossa harmonia física e espiritual, até mesmo de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos, a Yoga, uma bênção de Deus.
Chico Xavier (gravado na ocasião de seu encontro com Professor Hermógenes)

Yoga não é para aquele que come em excesso ou para aquele que voluntariamente não come nunca, nem para aquele que dorme demais ou para o que se mantém acordado tempo demais.
Para aquele que é moderado no comer e na recreação, que modera seu esforço no trabalho, que modera seu sono e vigília, sua prática de Yoga se tornará a destruidora da todas as misérias.
Bhagavad Gita (Capítulo VI, versos 16 e 17)

   
2. Niyamas (Disciplina Interna) 
3. Asanas (Posturas)
4. Pranayamas (Controle do prana através da respiração)
5. Pratyahara (Abstração dos Sentidos)
6. Dharana (Concentração)
7. Dhyana (Meditação)
8. Samadhi (Integração da mente individual com a Mente Universal)

Curiosidades sobre a pronuncia da palavra Yoga: 

         Sempre surgem dúvidas de como se escreve ou se pronuncia a palavra "Yoga", portanto vou ampliar tema, foi adotado a escrita da palavra Yoga com o uso de “Y” e não “I”: Ioga, embora segundo o dicionário Aurélio, é um substantivo feminino, escrito com “i”, e falado com “o” aberto. Mas, muitos professores fazem questão de respeitar as raízes: a palavra vem do sânscrito (antigo idioma indiano) e é um substantivo masculino, escrito com “y” e pronunciado com “o” fechado, como se tivesse acento circunflexo.

        Bem eu preferi respeitar as raízes, daí a escolha de manter a escrita tradicional.